comosempre

18 fevereiro 2007

QUE SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, TEMOS?

Hoje, domingo, 18/02/2007, desloquei-me ao meu Centro de Saúde, no Seixal, pois tinha uma injecção para apanhar.
Cheguei ao Centro e dirigi-me para a sala de espera, vi quais as pessoas que estavam á minha frente e quando chegou perto da minha vez, uma senhora, que suponho ser enfermeira, questionou-me sobre o que queria, ao que eu lhe disse estar ali para apanhar uma injecção e dito isto entreguei-lhe o papel onde eles mesmos efectuam o registo das injecções dadas, ao que ela retorquiu que eu em principio não teria o DIREITO de receber a referida injecção na medida em que estamos de FIM de SEMANA e só os doentes com marcação e com doenças, muito graves poderiam receber tal tipo de tratamento, no entanto iria colocar o assunto a um senhor enfermeiro que estava noutra sala e de aí a pouco me daria a informação, esperei cerca de 5 minutos. Aí vieram os dois e fui informado que efectivamente não tinha o direito de usufruir do serviço por falta de pessoal qualificado para tal serviço e que se limitavam a cumprir ordens, lamentavam muito nas não podiam ministrar a injecção e sugeriu-me o senhor que viesse na segunda feira. Perguntei se os meus direitos de usufruir do serviço só iriam de segunda a sexta-feira, ou se as dores paravam á sexta-feira e só viriam na próxima segunda feira pelas oito horas da manhã. Então o senhor, sempre cumprindo ordens do chefe do centro de saúde do seixal, disse para eu reclamar por escrito ao referido chefe e que poderia sempre recorrer ás Urgências para a apanhar a famigerada injecção, foi então aí que se fez luz, SE EU PAGAR A CONSULTA DE URGÊNCIA JÁ TENHO DIREITO AO SERVIÇO, ISTO É, PAGO MENSALMENTE A MINHA QUOTA E AINDA TENHO DE PAGAR PARA USUFRUIR DO SERVIÇO, ENTÃO ONDE ESTÁ O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE? Ando a pagar há cerca de 40 anos para o SNS e agora a um domingo, preciso de apanhar uma injecção e tenho de ir para as urgências, só para pagar o serviço? Exmo. senhor ministro da saúde, o senhor e esse grupo de "ECONOEUROBUROCRATAS", não zelam nem por um minuto pelos interesses dos cidadãos portugueses. Somos nós que vos Alimentamos, vos Vestimos, vos Sustentamos e lhes satisfazemos os Luxos. Bem pelo contrario, o senhor e os seus apaniguados, todos os dias pensam em novas técnicas, afim de nos diminuir os parcos rendimentos que usufruímos, para podermos pagar a vossa e anteriores gestões ruinosas e incompetentes, de desmandos, enfim de devassa a que fomos submetidos nos últimos TRINTA e TRÊS anos. A democracia tem destas coisas, se os pomos lá, também os tiramos de lá, porém o mal está feito e os cidadãos portugueses cada dia estão mais pobres, mais doentes e mais descrentes dos políticos.
Um dia o politico será um cidadão igual aos outros sem privilégios, pagará a sua alimentação o seu vestuário, o seu sustento como todos os outros, aí os da vossa laia nem terão direito a entrar? Será que então querem ser políticos?