comosempre

11 novembro 2006

OS BONS EXEMPLOS SÃO SEREM DIVULGADOS


Olá pessoal, estou á cerca de uma semana para escrever um artigo sobre a ultima entrevista do presidente da Câmara Municipal do Seixal, na semana passada, a um orgão de comunicação do Seixal, mas tem sido tão difícil escrever algo sobre o tema, na medida em que o artigo é tão vazio, tão inócuo, que não sei por onde começar, nem se devo começar, a ver vamos.
Na última sexta-feira, 10 de Novembro, ao ler o Destak, na página 04, vinha um artigo intitulado, Era Um Pão de Mafra e Um Miles Davis, Por Favor".
A história conta-se em poucas palavras, é uma padaria, de seu nome Barbarrita, em Santo António dos Cavaleiros, Loures, no Centro Comercial Cidade Nova, que além de comercializar os produtos inerentes a estes estabelecimentos, ainda dá música aos clientes e música de qualidade ou seja Jazz. O cliente ao entrar na padaria é surpreendido por uma música de fundo, no caso Jazz, e é atendido por um sorrizo e pelo carinho profissional da dona da casa.
Esta atitude da empresária é acima de tudo, uma estratégia comercial, bem elaborada, bem planeada e bem colocada em prática. Não sei se faz parte do, -Planeamento Estratégico de Marketing e Publicidade do Departamento Comercial da Padaria, sei é que é seguramente uma ideia com muita qualidade e genialidade, principalmente pela facil exequibilidade e pela simplicidade de método.
É também um modo de combater a forte concorrência do dia a dia, e sem ser preciso, recorrer aos, -Subsidios do Estado, é acima de tudo, uma lição de uma pequena empresária, aos nossos grandes, -Intelectuais Empresariais e Intelectuais Gestores, que se limitam a chorar as agruras da vida, fechando ou deslocalisando as nossas empresas para as Chinas da vida, e pedindo indemenizações milionárias para continuarem a arruinar a nossa débil economia. No artigo do jornal, vinha a empresária a confessar, que pretendia melhorar a sua empresa, remodelando o estabelecimento e dar melhores condições aos seus clientes: Gostava de remodelar a loja. Pôr outras luzes e um outro sistema de som, com colunas". E se ela não tiver dinheiro para melhorar qualitativamente a sua empresa, os bancos apoiam-na? As instituições bancárias dirão que estão presentes para apoiar os pequenos e médios empresários? ou só estão para "esmifrar" os que já de si estão atolados em dívidas e recorrem aos bancos, para se salvarem, pensam eles. Espero que desta vez não seja "como-sempre" e as coisas tenham um fim feliz, bem haja esta empresária que devia servir de exemplo a tantos e tantos que por aí andam a viver á pala de nós todos.
11 de Novembro de 2006