comosempre

11 fevereiro 2007

MAIS ALGUMAS MEDIDAS DE POUPANÇA DE ENERGIA

Mais uma vez volto á carga sobre este tema que considero de primordial importância, tudo o que dissermos e escrevermos sobre a poupança de energia, nunca é demais.

Para se conseguir alguma poupança de água e energia, torna-se necessária uma mudança de mentalidades, uma mudança no modo como vemos o nosso Planeta.
As fontes que antes julgáramos inesgotáveis, afinal não o são e algumas estão mesmo a esgotar-se.
Vamos enunciar mais algumas medidas de "Contenção de Gastos Superfluos". A aplicação deste conjunto de medidas, que apesar de simples e de fácil aplicação, traduzem-se em grandes economias na boa gestão da nossa casa e é acima de tudo uma poupança e uma renovada esperança para o planeta. Estaremos a preparar e a deixar um futuro mais responsável e risonhos para os nossos filhos.

Água Quente Sanitária
Não utilize a água demasiado quente, até porque pode fazer mal á nossa saúde.
Ajuste o termóstato do seu esquentador ou da sua caldeira, para a temperatura correcta de consumo. Se a água estiver demasiado quente, terá de a misturar com água fria, e assim consumirá mais gás e mais água, inutilmente
Utilize sempre o duche em vez de tomar banho de imersão. Gasta muito menos água, logo é mais económico e muito mais higiénico.
Quando estiver a ensaboar-se feche sempre a torneira.
Não leve os dentes quando está a tomar duche, normalmente a torneira está aberta a consumir água e gás desnecessáriamente, se quer lavar os dentes no duche, mantenha as torneiras fechadas.

Cozinha

Ao cozinhar, regule a chama, de modo a que não saia para além do fundo dos tachos ou panelas.
Mantenha os recipientes fechados, sempre que possível. Assim, a fervura será mais rápida.
Não saia de casa deixando recipientes ao lume.
Não tenha janelas abertas quando cozinha, pois a deslocação de ar, arrefece os recipientes e pode apagar a chama

Aquecimento central
Instale um sistema de regulação automática da temperatura com termóstato de ambiente. Com este sistema, a caldeira só funcionará quando a temperatura descer abaixo da que você deseja manter em sua casa. Coloque este dispositivo na divisão da casa que você queira usar como referência .
Como medida adicional, recomendamos que este sistema possibilite a sua programação horária, isto é, que se possam programar os períodos de funcionamento e de repouso. Se já dispõe de um sistema de este tipo, programe-o em função das suas necessidades diárias.
Se dispõe de termóstato ambiente, regule a temperatura da caldeira para a posição máxima e regule o termóstato de modo a ter uma temperatura de conforto adequada, que não deverá ultrapassar os 20º C.
Não tape os radiadores com móveis, roupa ou cortinas, porque isto reduzirá enormemente a sua eficiência térmica e aumentará o consumo de gás.
Impeça que o calor saia pelas portas e janelas. Mantenha-as bem fechadas e utilize materiais isolantes que comuniquem com o exterior.
Ao ventilar a casa, empregue apenas o tempo estritamente necessário e desligue o aquecimento enquanto esta operação durar.
Aproveite toda a energia solar que puder, permitindo que os raios solares entrem em sua casa
Não utilize os radiadores para secar a roupa ou as toalhas de banho.
Se não deseja desligar o aquecimento durante a noite, regule o termóstato para os 15ºC ou programe-o para que baixe automaticamente a partir de uma determinada hora (se este for do tipo programável) .
Se está ausente por longos períodos de tempo (férias), desligue a caldeira e feche as válvulas de gás.